Ventaca… O que fazer quando voamos e nos deparamos com vento forte ?

Ventaca… O que fazer quando voamos e  nos  deparamos  com  vento  forte ?

Um Resumo na questão de entradas  de  ventos fortes :

Em primeiro lugar os VENTOS não chegam de sopetão e sim vão nos dando sinais de sua chegada com até hora de antecedência. E os ventos mais preocupantes são os de entrada de frente fria que em nossa região, Interior (Sorocaba e Região) e no Litoral Paulista, se dá pelo quadrante Oeste sendo o vento de Sudoeste o mais traiçoeiro. Se estamos em casa, no trabalho ou em locais abrigados, distraídos com nossos afazeres, é claro que ao entrar um ventão diremos que foi de repente, do nada, pois não estávamos observando a evolução do clima em local apropriado. Já quando estamos em VOO, estamos atentos às variações climáticas pois dependemos disso…. Alguns pilotos mais atentos outros menos, mas ainda assim estamos em um ambiente favorável à observação do clima. É mais ou menos como atravessar uma estrada e ser atropelado por um caminhão e dizer que o caminhão chegou de repente, do nada… Esse de repente, esse do nada varia de onde vc observou e decidiu atravessar a estrada, pense nisso..…

Na prática temos que estar sempre ATENTOS a previsão do tempo, que, apesar de parecer não tão confiável nos antecipa com importantes informações sobre entradas de frente fria. No campo e em voo temos que monitorar direção e intensidade do vento a todo momento e observar o quadrante de entrada de frente fria pra ver se não há a presença de nuvens suspeitas. Em nossa região, observamos o quadrante OESTE e percebemos se não tem nuvens de base baixa e carregadas, geralmente o vento vai parar e mudar a direção, começa fraco e vai acelerando mais rápido que o normal… Observamos também o mar e as arvores kms de distância pois o vento tem sua velocidade de deslocamento no solo...............

O que fazer quando inadvertidamente estamos em VOO e pegamos um vento forte? Eu particularmente uso a seguinte lógica: Minha asa voa a cerca de 30 a 40km/h em relação ao ar, ou seja dentro da massa. Então, se eu voar a favor do vento, ou seja, de “CAUDA”, eu sempre estarei voando em relação ao solo na velocidade de deslocamento da massa + velocidade da minha asa, ou seja, eu voo mais rápido que a massa e com isso conseguirei sair dela, ganhar um fôlego pra POUSAR em segurança e me desconectar rapidamente, importante,  lembrar de pousar sempre contra vento.

Já tive várias experiências neste sentido e graças a Deus, usando essa tática eu sempre me safei ileso. A primeira vez que isso ocorreu,  não conseguia  AVANÇAR e estáva em local inóspito demais, atravessando uma área deserta, muito grande e com muita roubada.  Meu combustível estava pouco e não avançava de frente, então resolvi voltar a favor do vento e chegar no pouso, a uns 20 km do local  onde  decidi  retornar,  muito  antes  do  vento.

Outra vez, voando no litoral, em Peruibe-SP, eu fui observando a entrada de FRENTE FRIA e quando cheguei na reserva dos índios, minha asa (velame) parou de voar em relação ao solo, o mar estava muito “encarneirado” então retornei de cauda, até a base da decolagem, cheguei antes do ventão, pousei com segurança, avisei alguns pilotos que estavam para decolar que iria chegar uma ventaca e 05 minutos depois era barraca voando pra todo lado.......

Também passei por situações semelhantes no voo livre, em varias rampas… Em todas as vezes usei essa tática e pude notar que sempre chegava antes do ventão (VENTACA) dando tempo de pousar numa área segura e fazer a desconexão com segurança.......

 

Concluindo :

1..Veja sempre a PREVISÃO do tempo com ANTECEDÊNCIA e preste bem atenção no quadrante de entrada de frente fria.............

2..Observe alterações no VENTO a kms de distância e use referências como o mar e as arvores por exemplo, e fique mais atento quando o vento PARAR e VIRAR no local que vc estiver........

3..Se está voando CONTRA VENTO e pegar ventão, e seu pouso imediato está comprometido seja por velocidade ou falta de espaço, vire a favor e procure se afastar o máximo possível............

4..Ao pousar, caso o VENTO local esteja FORTE utilize os TIRANTES   “C” pra matar a vela e desconecte imediatamente o velame. Evite usar comandos EXCESSIVOS pois se usar errado os freios, o piloto poderá ser arrastado........................................................................
Desejo Ótimos e Seguros Voos a todos!

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