Enrosco nas linhas, o que fazer?

Enrosco nas linhas, o que fazer ?


Por falta de rotina, Check de linhas e atenção, podemos nos deparar com situações de enrosco nas linhas em nossos tirantes.
No PARAMOTOR temos a grande vantagem de decolarmos no plano e geralmente precisamos de mais pista para decolagem em relação ao Voo Livre e assim temos mais tempo para interpretar possíveis enroscos e também temos área de escape possibilitando retornar imediatamente ao solo caso necessitemos…
Para evitar este tipo de problema:
🔴 SEMPRE MANUSEIE SEU TIRANTE SEGURANDO PELOS PONTOS DE ANCORAGEM
🔴 ANTES DE CONECTAR CHEQUE AS LINHAS ATENTAMENTE LEVANTANDO BEM AS LINHAS “A” E CERTIFICANDO QUE ESTÃO LIVRES
🔴 TENHA UMA ROTINA BEM ESTABELECIDA DE CONEXÃO
🔴 ANTES DE DECOLAR, JÁ CONECTADO, CHEQUE SE OS FREIOS ESTÃO LIBERADOS PUXANDO-OS ALGUMAS VEZES
🔵 SE O PILOTO TEM O PADRÃO DE CONEXÃO TREINADO SEU CÉREBRO O AVISARÁ NO CASO QUE QUALQUER COISA ESTEJA FORA DA ROTINA E O PILOTO SENTIRÁ QUE ALGO ESTÁ ERRADO (Aquele momento em que o piloto olha para o tirante e parece não estar entendendo nada)… NESTE MOMENTO REDOBRE A ATENÇÃO OU REFAÇA AS CONEXÕES DO INÍCIO.
Se ainda assim conseguimos decolar com enrosco nas linhas, e pode acreditar que acontece frequentemente, devemos:
🔴 MANTER A CALMA PRA ADMINISTRAR A SITUAÇÃO COM COMANDOS SUAVES, COM INTENSIDADE E TEMPO DE ACORDO COM A NECESSIDADE… OU POUSE IMEDIATAMENTE.
💥 Qualquer linha enroscada causa deformação no perfil aerodinâmico que prejudicará sua performance  de acordo com sua intensidade… Desde um simples graveto até um enrosco mais grave envolvendo múltiplos tirantes… Geralmente o enrosco está em um dos lados da asa e sempre tenderá curvas para aquele lado 💥
Espero que este post possa te ajudar…
Bons e seguros voos!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURSO PARA FORMAÇÃO DE PILOTOS DE PARAMOTOR

Ventaca… O que fazer quando voamos e nos deparamos com vento forte ?