Enrosco nas linhas, o que fazer?
Enrosco nas linhas, o que fazer ?
Por falta de rotina, Check de linhas e atenção, podemos nos deparar com situações de enrosco nas linhas em nossos tirantes.
No PARAMOTOR temos a grande vantagem de decolarmos no plano e geralmente precisamos de mais pista para decolagem em relação ao Voo Livre e assim temos mais tempo para interpretar possíveis enroscos e também temos área de escape possibilitando retornar imediatamente ao solo caso necessitemos…
Para evitar este tipo de problema:
SEMPRE MANUSEIE SEU TIRANTE SEGURANDO PELOS PONTOS DE ANCORAGEM
ANTES DE CONECTAR CHEQUE AS LINHAS ATENTAMENTE LEVANTANDO BEM AS LINHAS “A” E CERTIFICANDO QUE ESTÃO LIVRES
TENHA UMA ROTINA BEM ESTABELECIDA DE CONEXÃO
ANTES DE DECOLAR, JÁ CONECTADO, CHEQUE SE OS FREIOS ESTÃO LIBERADOS PUXANDO-OS ALGUMAS VEZES
SE O PILOTO TEM O PADRÃO DE CONEXÃO TREINADO SEU CÉREBRO O AVISARÁ NO CASO QUE QUALQUER COISA ESTEJA FORA DA ROTINA E O PILOTO SENTIRÁ QUE ALGO ESTÁ ERRADO (Aquele momento em que o piloto olha para o tirante e parece não estar entendendo nada)… NESTE MOMENTO REDOBRE A ATENÇÃO OU REFAÇA AS CONEXÕES DO INÍCIO.
Se ainda assim conseguimos decolar com enrosco nas linhas, e pode acreditar que acontece frequentemente, devemos:
MANTER A CALMA PRA ADMINISTRAR A SITUAÇÃO COM COMANDOS SUAVES, COM INTENSIDADE E TEMPO DE ACORDO COM A NECESSIDADE… OU POUSE IMEDIATAMENTE.
Qualquer linha enroscada causa deformação no perfil aerodinâmico que prejudicará sua performance de acordo com sua intensidade… Desde um simples graveto até um enrosco mais grave envolvendo múltiplos tirantes… Geralmente o enrosco está em um dos lados da asa e sempre tenderá curvas para aquele lado
Espero que este post possa te ajudar…
Bons e seguros voos!
Comentários
Postar um comentário